Orientações para Estudar Macroeconomia e Microeconomia

1º) INTRODUÇÃO À ECONOMIA – PAULO VICECONTI E SILVÉRIO DAS NEVES – EDITORA FRASE. Livro-texto de Introdução à Economia a ser utilizado em cursos de graduação de Economia, Direito, Administração e Contabilidade. Também é indicado para graduados que desejam prestar concursos na área fiscal. Sua principal característica é abordar os princípios fundamentais da Micro e da Macroeconomia em linguagem de fácil compreensão ao leigo. Inclui análise da economia aberta e o modelo de Mundell-Fleming.Ilustrado com mais de 230 exercícios resolvidos. Nesta nova edição, o conteúdo foi revisado e ampliado.

 

2º) ECONOMIA: MICRO E MACRO – MARCO ANTONIO SANDOVAL DE VASCONCELOS – EDITORA ATLAS. Este livro privilegia o aprendizado ativo do aluno, com um texto compacto e, ao mesmo tempo, abrangente. Todos os capítulos contêm questões de revisão e perguntas com alternativas para serem escolhidas, retiradas de alguns dos principais concursos públicos, como Receita Federal, Tesouro Nacional e Banco Central. O gabarito das perguntas propostas encontra-se no final do livro. A seqüência de capítulos está de acordo com os temas abordados nos cursos de Introdução à Economia ministrados nas principais faculdades de Economia do país. Abrange na parte sobre Microeconomia – Funcionamento de mercado (oferta, demanda e equilíbrio); Elasticidades; Efeitos da atuação do setor público; Produção e custos; Estruturas de Mercado. Em macroeconomia constam – Contabilidade social; Determinação do nível de Renda Nacional; Análise IS-LM; Inflação; Setor externo; Política fiscal e déficit público; Desenvolvimento econômico, além de outros temas.

Para um estudo mais avançado em macroeconomia, eu sempre gosto de estudar pelos seguintes livros, os quais também recomendo na preparação para concursos públicos:

1º) MACROECONOMIA – N.GREGORY MANKIW – EDITORA LTC. Entre os temas destacados nesta edição, estão – as questões macroeconômicas de curto prazo e de longo prazo; apresentação em um só texto de várias correntes teóricas, incluindo as visões clássica, keynesiana e neokeynesiana; aplicação de vários modelos simples para explicar as questões macroeconômicas; estudos de casos que fazem uso da macroeconomia para elucidar eventos do mundo real.

 

2º) MACROECONOMIA – OLIVIER BLANCHARD – PRENTICE HALL BRASIL. Com a abordagem sob a ótica do leitor, ‘Macroeconomia’ consegue analisar em profundidade, mas de modo acessível, os assuntos que dominam as manchetes dos jornais de todo o mundo – o Euro, a recessão nos Estados Unidos, o colapso japonês, a crise argentina, os juros no Brasil e suas implicações no mercado de trabalho, no mercado de bens e nos mercados financeiros. Destaques ao longo do texto ajudam o aluno a avaliar uma derivação, relacionam o argumento apresentado a algum item anterior ou, simplesmente, contam um caso pertinente ao tema que está sendo desenvolvido. Quadros explicativos, exercícios ao final dos capítulos e dicas de leituras e de sites úteis complementam o estudo. O resultado é um livro-chave para a necessidade, cada vez maior, que o leitor tem de entender os eventos macroeconômicos do passado, acompanhar a dinâmica dos que estão ocorrendo e antecipar aqueles que se revelarão no futuro.

3º) MANUAL DE MACROECONOMIA DOS PROFESSORES DA USP (NÍVEL BÁSICO E INTERMEDIÁRIO) – MARCO ANTONIO SANDOVAL DE VASCONCELLOS E OUTROS – EDITORA ATLAS. Apresenta os principais conceitos e modelos que fazem parte da moderna análise macroeconômica. Elaborado por uma equipe de professores da USP, o livro é composto de uma introdução (Teoria macroeconômica – evolução e situação atual) e três partes. Sumário – Macroeconomia Básica – Agregados Macroeconômicos; Macroeconomia Básica -Determinação da Renda Nacional; Macroeconomia Intermediária.

4º) MACROECONOMIA – PROVAS DA ANPEC RESOLVIDAS E COMENTADAS: 1991 A 2006. ALMIR BITTENCOURT DA SILVA, FLÁVIO ATALIBA F. D. BARRETO e DANIEL CIRILO SULIANO. EDITORA: CAE. Leitura obrigatória não apenas para os candidatos ao Exame Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), mas para os alunos de graduação e estudantes que visam prestar concursos públicos, que querem aprimorar o conhecimento teórico de macroeconomia por meio da resolução de exercícios.

5º) MACROECONOMIA – QUESTÕES COM GABARITOS COMENTADOS. CÉSAR DE OLIVEIRA FRADE. EDITORA: VESTCON.  Este livro foi elaborado com o objetivo de indicar aos concursandos as questões cobradas com maior freqüência nas principais provas da área, e, ainda, mostrar como eles devem resolvê-las para que não se torne tão longa como o examinador propõe.

Finalmente, no tocante à Microeconomia, recomendo os seguintes livros:

 

1º) MICROECONOMIA (PRINCÍPIOS BÁSICOS) – HAL R. VARIAN – EDITORA CAMPUS. Neste livro, o professor Varian acrescenta um novo capítulo sobre economia comportamental, que oferece um complemento útil à teoria clássica. Além disso, há exemplos novos e atualizados de fatos retirados do noticiário. Os capítulos sobre tecnologia da informação, Teoria dos Jogos, entre outros, foram bastante reformulados para esta edição.

2º) MICROECONOMIA – DANIEL L. RUBINFELD E ROBERT S. PINDYCK – EDITORA PRENTICE HALL BRASIL. ‘Microeconomia’ tem o objetivo de atender à necessidade dos alunos de compreender plenamente como a microeconomia pode ser utilizada na prática. Oferece uma nova abordagem à teoria microeconômica, realçando sua relevância e aplicação no processo de tomada de decisão tanto no setor privado como no público. Esta edição traz mais de cem exemplos apresentados para ilustrar a teoria exposta no texto; base de dados e discussões atualizadas sobre itens como análise da demanda, do custo e da eficiência de mercado; formulação de estratégias de preços; decisões de investimentos e produção e análise da política pública; seções sobre temas fundamentais da área, como economia comportamental e capital humano. Os principais tópicos sobre demanda, produção e custo foram revisados e atualizados, e o paralelismo entre a teoria do consumidor e a do produtor foi salientado. Recomendado como livro-texto para estudantes de graduação em administração, economia e marketing, ‘Microeconomia’ é indicado também para MBAs e como referência para profissionais.

3º) MANUAL DE MICROECONOMIA – MARCO ANTONIO SANDOVAL DE VASCONCELLOS E ROBERTO GUENA DE OLIVEIRA – EDITORA ATLAS. Este livro procura mostrar, de maneira didática, as técnicas empregadas na construção dos modelos microeconômicos. Para tanto, apresenta inicialmente uma exposição sucinta do funcionamento dos mecanismos de mercado. A partir daí, desenvolve análises do comportamento do consumidor, das condições de produção e de custos de uma firma em diferentes estruturas de mercado. Finalmente, aborda o funcionamento conjunto dos mercados de uma economia e discute algumas questões da chamada teoria do bem-estar econômico. Texto baseado no programa oficial para o Concurso Nacional de Mestrado em Economia da ANPEC – Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia.”

4º) MICROECONOMIA – EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DA ANPEC. MONICA VIEGAS ANDRADE E LUIS FERNANDO ALVES. EDITORA UFMG. Esse livro inaugura uma nova etapa do Exame Nacional da Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia – ANPEC rumo à sua profissionalização. Os autores presenteiam a comunidade acadêmica de economia com a resolução de todas as questões contidas nas provas de Microeconomia (1991-2004). A obra se constitui, portanto, em um verdadeiro manual de preparação dos alunos para o exame nas questões que abordam todos os microfundamentos da teoria econômica.

5º) MICROECONOMIA – QUESTÕES COM GABARITOS COMENTADOS. CÉSAR DE OLIVEIRA FRADE. EDITORA: VESTCON.

Este livro foi elaborado com o objetivo de indicar aos concursandos as questões cobradas com maior freqüência nas principais provas da área, e, ainda mostrar como eles devem resolvê-las para que não se torne tão longa como o examinador propõe.

Um grande abraço e bons estudos.
Sérgio Ricardo de Brito Gadelha

About these ads

Um comentário sobre “Orientações para Estudar Macroeconomia e Microeconomia

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s