Orientações para Estudar Finanças Públicas

Em 26 de Março de 2006, pauloricardo.aju escreveu:“Olá professor,
Estou me preparando para o próximo AFRF, como não sou da área de economia nem administração, gostaria que vc me indicasse qual o livro de Finanças Públicas que seria o melhor para eu estudar… Estou pensando no Rezende, pois o pessoal acha a linguagem do Giambiagi um pouco densa para quem n é da area. Tem um que disseram ser muito bom, Alfredo Filelline, Economia no setor público… Qual seria o mais apropriado (linguagem mais simples ,mas que ao mesmo tempo cubra o programa”
“Resposta:Olá Paulo,
Há três livros de finanças públicas que podem auxiliá-los no estudo dos tópicos do conteúdo programático de finanças públicas para o concurso da CGU. São eles:
1º) FINANÇAS PÚBLICAS – FERNANDO REZENDE – EDITORA ATLAS. Esse livro traz a aplicação de conceitos teóricos ao entendimento da realidade brasileira. O livro atém-se a uma preocupação de especial importância para o estudo da disciplina de finanças públicas, em que a compreensão dos problemas institucionais é essencial para a passagem da teoria à prática.

2º) FINANÇAS PÚBLICAS – FÁBIO GIAMBIAGI E ANA CLÁUDIA ALÉM – EDITORA CAMPUS. Outra obra de excelente qualidade. Para você ter uma idéia, o livro traz uma discussão detalhada da realidade fiscal no Brasil, com um apanhado histórico-institucional e analítico dos principais problemas fiscais das décadas de 1980 e 1990. As atividades e as decisões governamentais são determinantes fundamentais da estabilidade, do crescimento econômico e do bem-estar social. Quais são estas atividades e decisões? Como elas afetam o comportamento da economia? Que princípios devem guiar as ações governamentais?
3º) ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO – FLÁVIO RIANI – EDITORA ATLAS – Esse livro constitui uma contribuição da maior relevância à medida que não somente preenche a lacuna existente na área, mas também lança a semente para a germinação de novos textos e projeta luz para a compreensão de assunto tão complexo. A problemática da questão fiscal, os princípios que a norteiam e os impactos que provoca na Economia são tratados com competência e didática. Sumário: Intervenção do Governo na Economia, Teoria dos Bens Sociais, Gastos Públicos, Tributação, Política Fiscal, Aspectos Fiscais da Participação do Governo na Economia Brasileira. FLÁVIO RIANI é professor da Universidade de Itaúna (MG).

Anúncios

2 comentários sobre “Orientações para Estudar Finanças Públicas

  1. Olá professor,
    Estou me preparando para o concurso de analista da STN (área econômica). Infelizmente não posso fazer o curso presencial do Cepegg porque sou de São Paulo. Estou com dificuldade de encontrar bibliografia ou curso que aborde o conteúdo programático de Finanças Público Avançada (abaixo). Tenho o livro do Giambiagi de Finanças Públicas, mas ele aborda apenas uma pequena parte desse conteúdo. O livro do Rezende também só aborda uma pequena parte desse conteúdo. Os cursos de Finanças Públicas do mercado são específicos para o concurso da Receita – o que também não se encaixa ao edital da STN. Gostaria de dicas para saber por onde estudar. Obrigado. Rodney
    FINANÇAS PÚBLICAS (AVANÇADA):
    1. Instrumentos e recursos da economia pública (políticas fiscal, regulatória e monetária). Impactos macroeconômicos da política fiscal e da dívida pública.
    2. Orçamento Público – conceitos e princípios orçamentários, orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamento programa.
    3. Orçamento Público na Constituição Federal. Plano Plurianual, Lei de Diretrizes
    Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
    4. Gestão orçamentária e financeira no setor público segundo a Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF).
    5. Dívida pública no Brasil. Principais conceitos. Dinâmica da dívida pública. Gestão da dívida pública federal; composição, prazo médio, custos e riscos da dívida pública.
    6. Federalismo Fiscal.
    7. Reforma do Estado; Reforma Administrativa e Reforma Previdenciária.
    8. O papel do Estado no Brasil contemporâneo. Investimento público, Parcerias Público-privadas, privatização. Papel do setor público no financiamento do setor produtivo.

    1. Caro Rodney,

      Primeiramente, peço-lhe desculpas pela demora em responder a sua mensagem. Estive bastante ocupado nos últimos dias tratando da qualificação da minha tese de doutorado, além de cuidar de minhas duas filhas pequenas, Ester e Emanuela, de oito meses. Sobre seu questionamento, sem pensar duas vezes, recomendo o livro “Gestão de Finanças Públicas: Fundamentos e Práticas de Planejamento, Orçamento e Administração Financeira com Responsabilidade Fiscal”, dos autores Claudiano Albuquerque, Márcio Medeiros e Paulo Henrique Feijó. Esse livro já está na sua 2ª edição e pode ser adquirido no site: http://www.financaspublicas.com.br. Gosto muito dos livros dos prof. Giambiagi e Rezende. Mas esse livro do Albuquerque, Medeiros e Feijó está completo e bastante direcionado para concursos públicos. Logo, adquira-o, ok! Aproveito a ocasião para lhe pedir que acesse com frequencia meu blog para obter gratuitamente listas de exercícios que lhe serão úteis em sua preparação para concursos públicos. Além disso, adquira logo também nossas duas obras “Macroeconomia para Concursos, volumes I e II”, dos autores Geraldo Goes e Sergio Gadelha, publicadas pela editora Elsevier, pois essas duas obras estão bem direcionadas para o concurso da STN. Mantenha contato, ok! Sergio Gadelha.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s