O que é poupança governamental?

Em 22/05/2006, o internauta “Águia” solicitou minha ajuda no seguinte tópico: 

“Professor, tudo bem? Gostaria que você confirmasse alguns conceitos para mim! O saldo do governo em conta corrente é o mesmo que poupança do governo?

Poupança Líquida do Setor Privado = Lucro não distribuído + Poupança da família?

A receita líquida enviada para o exterior em termos da estrutura de balanço de pagamentos seria: RLEE = Serviços fatores + Transferências?


Valeu Professor !”
 

Resposta: “ Oi Águia, Basicamente, a política fiscal envolve duas variáveis: gastos públicos (G)e impostos (T). Quando há um excesso de gastos públicos em relação à tributação, consideramos então que o governo está com um déficit público (déficit governamental ou déficit orçamentário): Dg = G – T. Ao contrário, quando o governo está com um excesso de arrecadação de impostos em relação aos seus gastos públicos, dizemos que o governo está tendo um superávit orçamentário ou superávit em conta pública, ou, melhor ainda, o governo possui uma poupança governamental: Sg = T – G.
Alguns autores denominam a poupança governamental como saldo do governo em conta corrente. Cuidado, não confundir o saldo do governo em conta corrente (isto é, a poupança governamental) com o saldo do balanço de pagamentos em conta corrente (isto é, o saldo em transações correntes).

Um grande abraço.”

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s