Dúvidas sobre taxa natural de desemprego.

Em 04 de maio de 2006, o concurseiro “MacWill” pediu-me a seguinte ajuda: “Professor Sergio. Boa noite. Gostaria que o senhor me desse uma luz acerca deste gabarito. Questão ESAF/ACExt. – Uma maneira possivel de se reduzir a “taxa natural de desemprego” de uma economia seria a) aumentar o valor do salario minimo real
b) praticar uma politica monetaria expansionista
c) praticar uma politica fiscal expansionista
d) aumentar o volume de informações sobre oferta e demanda por trabalhadores
e) aumentar o valor dos beneficios do seguro-desemprego em termos reais.

Gabarito (d) 

Resposta: “Olá MacWill, por definição, a taxa natural de desemprego é aquela onde o nível de preços está igual ao nível de preços esperado, que nesse caso é igual ao nível de preços do período anterior.

De maneira equivalente, dizemos que a taxa natural de desemprego é a taxa onde a inflação corrente é igual a inflação esperada. Sobre os itens “b” e “c”, uma política fiscal ou monetária expansionista ocasionam uma expansão do Produto (PIB), e, consequentemente, aumenta o emprego (conforme a visão keynesiana). Mas estamos tratando de taxa natural de desemprego, e não de taxa de desemprego simplesmente. Agora, a alternativa “d” é interessante, pois se o governo implanta um sistema nacional de emprego, onde se obtem informações sobre oferta e demanda por trabalhadores em vários segmentos da sociedade, isso seria uma possível maneira de se reduzir a taxa natural de desemprego. Um abraço.”

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s